domingo, 30 de agosto de 2020

BANCADA DE VEREADORES


Em final de mandatos vereadores buscam com estratégias suas reeleições em todo país.  Não poderia ser diferente em Maxaranguape, onde populares já apostam em dizer quem vai reeleger-se; tudo fruto da observação das ações dos vereadores que além de requerimentos,  poucos fizeram mais alguma coisa de relevante interesse pra sociedade daqui e alhures, devido aos poucos recursos materiais, humanos e financeiros  que as casas legislativas municipais possuem neste país. 

Neste  espaço de tempo, convenientemente, muitos mudaram de partido para atender as novas regras eleitorais no sentindo de organizarem-se devido as coligações partidárias.  

Assim, muitos eleitores passam a não compreender discursos e pregações ideológicas dos EDIS na campanha eleitoral anterior; e confundidos com “cores de bandeiras” poderão não reaplicarem seus sufrágios nas urnas em benefícios de suas reeleições, deste modo, comprometendo a reeleição de alguns VEREADORES.

Nos próximos dias saberemos quem ousará permanecer na vereação da cidade das dunas e coqueiros, onde deságua o Rio Maxaranguape trazendo muitas novidades advindas do seu perímetro rural com candidaturas e sonhos maiores.    

Porém, é muito importante lembrar que teremos eleições atípicas, sem comícios, caminhadas e aglomerações.  Donde, as assessorias de marketing digital farão o diferencial na publicidade desta campanha, com bastante atenção e respeito a legislação eleitoral e as determinações de isolamento social devido a Pandemia.  

Atual bancada de Vereadores de Maxaranguape-RN, abaixo: 

Fotos:Site da Câmara Municipal de Maxaranguape-RN.  



Por, Aldo H Medeiros.  



ALDOHMEDEIROS.BLOSPOT.COM  


sábado, 29 de agosto de 2020

Atenção! Candidatos/Lives/Artistas



Ontem o Plenário do TSE decidiu que Candidatos não podem participar de Lives de Artistas para promoverem  campanhas eleitorais.   Abaixo, o link do Tribunal Superior Eleitoral:  

 

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Agosto/tse-candidatos-nao-podem-participar-de-lives-de-artistas-para-promover-campanhas    (clic duas vezes) 



Fonte: TSE. 



Por Aldo H Medeiros




ALDOHMEDEIROS.BLOSPOT.COM

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

MANU DE OLINDA




No Largo Ruy Pereira,  em Natal - Cidade Alta - com meu amigo, o  cantor  MANU DE OLINDA.   

Mandamos um abraço para o músico residente em Maxaranguape-RN, meu amigo Pedro Abech, carinhosamente,  conhecido com Pedrinho, na Terra da Árvore do Amor.    

 


Abaixo vídeo:  


Por Aldo H Medeiros


ALDOHMEDEIROS.BLOSPOT.COM

domingo, 23 de agosto de 2020

DISTRITO DE CARAÚBAS



                       IGREJA N.  S. da GUIA


O Distrito de Caraúbas em Maxaranguape, atualmente, após 110 anos de sua emancipação política, está de visual novo e sua principal avenida com calçamento e drenagem quase concluída.

Era um sonho dos veranistas, pescadores, idosos e jovens trabalhadores que ali transitavam no inverno no meio da lama e no verão em buracos.  

 



FOTOS: Distrito de Caraúbas



AHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

FUI TOUROS; SOU MAXARANGUAPE...




Em 1910 - Século  XX,  pouco mais de um século depois, estamos no Século XXI,  1920 -, em 110 anos ocorreu uma grande transformação social, cultural, econômica e política no Brasil.  


Assim,  não poderia ser diferente no Rio Grande do Norte, em especial, em Maxaranguape que de simples “povoação” pertencente à Vila de Touros, transformou-se nesta linda cidade das DUNAS e COQUEIROS, donde o vento sopra  desde os primórdios da história do Brasil,  as velas dos simples PAQUETES  e as outroras  CARAVELAS  dos nossos antepassados descobridores.

  

Maxaranguape, após anos de lutas, tornou-se município, mais precisamente em 17 de Dezembro de 1958,   e desde então cresceu, tendo sido o Turismo, Pesca e a Agricultura seus maiores motores de desenvolvimento; atrelados a garra, a coragem, a força de um povo trabalhador e audaz.  


Desde então,  tivemos homens que se destacaram e iniciarem a construção do que hoje é Maxaranguape, com destaque especial para o ex-prefeito Pedro Eneas, um nativo das praias litorâneas de Areia Branca-RN e  que erradicou-se em Barra de Maxaranguape; aqui lutando, empreendendo, sendo proprietário de barcos de pescas que ajudaram a fazer crescer a economia e o engrandecimento desta humilde cidade, cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição.  


Maxaranguape teve diversos prefeitos que lutaram e buscaram fazê-la crescer cada qual no seu tempo, por exemplo: Manuel Laurindo, Nubia Costa, Amaro Alves, Maria Ivoneide, e por último, agora o atual prefeito e candidato à reeleição LUIZ EDUARDO.


Atualmente,  o município tem se destacado com mais afinco na agricultura familiar, pesca artesanal/profissional  e no turismo; suas principais forças desenvolvimentistas.  


Na praia de Maracajau instalaram-se empresas do segmento do TURISMO, que são fomentadoras de emprego e renda; destacando a cidade de Maxaranguape-RN no Brasil e no Mundo.   



Merece destaque a presença do empresário proprietário do PORTAL DE MARACAJAÚ, o empresário Luiz Eduardo,  atualmente prefeito  e candidato à reeleição no município. 


Fonte: Wikipédia (Emancipação) e IBGE. 


https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/maxaranguape/historico





ALDOHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM

 


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Hipólito - Secretário Adjunto da Pesca


 
HIPÓLITO CAVALCANTE 

Quem está de volta a Maxaranguape em definitivo é o empresário  e meu amigo Hipólito Cavalcante.   Ele é o atual Secretário Adjunto da Pesca e Aquicultura do município.  

EMPRESÁRIO HIPÓLITO E AMIGOS 

Nota: Esta postagem está sendo republicada devido a problemas técnicos na anterior.   Aproveitamos e fizemos pequena modificação no texto.  





ALDOHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM

19 de Agosto - Dia do Historiador.


                           Foto: Pinterest. 


História de Maxaranguape

Transcorria o ano de 1666, quando foi realizada, na ribeira Maxaranguape, a cerimônia de posse de Sesmaria concedida ao governador João Fernandes Vieira, na oportunidade representado pelo Padre Leonardo Tavares de Melo, então Vigário de Natal; A sesmaria, abrangia toda área entendida como devoluta entre Ceará-Mirim e Touros. 

Em 1832, às margens do rio Maxaranguape, a existência do povoado já era uma realidade, formada na maioria por pescadores e veranistas. 

Ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição surgiam moradias simples, escola e as casas de veraneio aos senhores de engenho do vale do Ceará-Mirim. 

Dois fatores importantes para o crescimento do povoado foram a boa qualidade de suas terras e a pesca farta. 

Por causa da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, nos anos de 1877 e 1879, grande número de sertanejos fugindo da estiagem deixaram suas terras de origem em busca de novos horizontes e chegaram ao vale fértil do Maxaranguape. Naqueles tempos de falta de chuvas, finalmente, encontraram o oásis procurado.

Ali se fixaram constituindo famílias, plantando sementes, colhendo frutos da terra e do mar e participando do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no oceano atlântico, na formosa Barra de Maxaranguape. Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome já bem conhecido de Maxaranguape.

O significado do nome Maxaranguape Provém do tupi maracaiá-u ( o rio ou a bebida dos maracajás). Maracajá é o mesmo que “Jaguatirica”- gato do mato.

Fonte: FamilySearch;IBGE. 



ALDOHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

NOSSA SENHORA DA GUIA





Viva Nossa Senhora da Guia! Rogai por todos nós... 


A Igreja de Nossa Senhora da Guia - Distrito de Caraúbas - em Maxaranguape-RN,  foi construída e inaugurada em 19 de Novembro de 1919, conforme descrito em sua fachada. 


Segundo relatos passados de pais para filhos: “em frente do patamar da igreja ficavam embarcações acostadas no  pequeno rio, e a Liturgia obedecia naquele tempo ao idioma oficial de Roma, sendo as celebrações em Latim”. 


A Praia de Caraúbas -, uma das mais belas do Litoral Norte do Rio Grande do Norte, com muitas dunas, coqueiros e uma população nativa com ascendência de povos primitivos e de colonizadores europeus. 


Este ano, as festividades e celebrações,  serão de acordo com as regras estabelecidas pela Diocese;  obedecendo aos devidos cuidados motivados pela PANDEMIA. 



ORAÇÃO (NOSSA SENHORA DA GUIA). 



Ó Virgem Senhora da Guia, a Vós recorro pedindo vosso amparo e proteção. Sois Mãe de Deus, da Igreja e também minha Mãe. Por isso “todas as gerações vos proclamam Bem Aventurada!” Alcançai-me de Vosso Filho Jesus a graça que humildemente Vos peço. Ajudai-me a “fazer aquilo que Ele me mandar”. Que o mundo receba o “Reino de Deus” para escutar as palavras consoladoras: “Feliz, porque acreditaste”. Sede Luz e Guia para todos os que Vos invocam. Ajudai-nos a ouvir e a guardar a palavra de Deus. Intercedei pelos doentes, famintos, oprimidos, criancinhas, e por todos os que sofrem, e não Vos esqueçais dos pobres pecadores. Rezar três Ave-Marias, com a invocação: Nossa Senhora da Guia, rogai por nós.


Fonte: Arquidiocese de Natal - RN. 





ALDOHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM

AMIGO SEMPRE - CRIZALDO

O Ex-Presidente da — Câmara Municipal de Maxaranguape-RN —, CRIZALDO - candidato a reeleição de VEREADOR, em sua campanha tem buscado presta...