Em 1910 - Século XX, pouco mais de um século depois, estamos no Século XXI, 1920 -, em 110 anos ocorreu uma grande transformação social, cultural, econômica e política no Brasil.
Assim, não poderia ser diferente no Rio Grande do Norte, em especial, em Maxaranguape que de simples “povoação” pertencente à Vila de Touros, transformou-se nesta linda cidade das DUNAS e COQUEIROS, donde o vento sopra desde os primórdios da história do Brasil, as velas dos simples PAQUETES e as outroras CARAVELAS dos nossos antepassados descobridores.
Maxaranguape, após anos de lutas, tornou-se município, mais precisamente em 17 de Dezembro de 1958, e desde então cresceu, tendo sido o Turismo, Pesca e a Agricultura seus maiores motores de desenvolvimento; atrelados a garra, a coragem, a força de um povo trabalhador e audaz.
Desde então, tivemos homens que se destacaram e iniciarem a construção do que hoje é Maxaranguape, com destaque especial para o ex-prefeito Pedro Eneas, um nativo das praias litorâneas de Areia Branca-RN e que erradicou-se em Barra de Maxaranguape; aqui lutando, empreendendo, sendo proprietário de barcos de pescas que ajudaram a fazer crescer a economia e o engrandecimento desta humilde cidade, cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição.
Maxaranguape teve diversos prefeitos que lutaram e buscaram fazê-la crescer cada qual no seu tempo, por exemplo: Manuel Laurindo, Nubia Costa, Amaro Alves, Maria Ivoneide, e por último, agora o atual prefeito e candidato à reeleição LUIZ EDUARDO.
Atualmente, o município tem se destacado com mais afinco na agricultura familiar, pesca artesanal/profissional e no turismo; suas principais forças desenvolvimentistas.
Na praia de Maracajau instalaram-se empresas do segmento do TURISMO, que são fomentadoras de emprego e renda; destacando a cidade de Maxaranguape-RN no Brasil e no Mundo.
Merece destaque a presença do empresário proprietário do PORTAL DE MARACAJAÚ, o empresário Luiz Eduardo, atualmente prefeito e candidato à reeleição no município.
Fonte: Wikipédia (Emancipação) e IBGE.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/maxaranguape/historico
ALDOHMEDEIROS.BLOGSPOT.COM


Nenhum comentário:
Postar um comentário